Pessoas organizadas tendem a ter mais sucesso: o poder da organização diária para o bem-estar, saúde mental e carreira

Pessoas organizadas tendem a ter mais sucesso o poder da organização diária para o bem-estar, saúde mental e carreira

Vivemos em um mundo acelerado, onde as demandas diárias podem nos sobrecarregar. 

Pessoas que incorporam a organização em suas vidas têm benefícios significativos. Não apenas em termos de eficiência, mas também no bem-estar, saúde mental e sucesso na carreira.

No artigo de hoje, te mostro como a organização pode transformar sua vida pessoal e profissional.

Eficiência e Produtividade

Em meio à correria do dia a dia, a organização surge como uma ferramenta valiosa para enfrentar os desafios cotidianos. 

Organizar é encontrar formas lógicas de lidar com problemas e situações. Quando você categoriza os documentos do seu computador, por exemplo, está criando um sistema de organização que te permite ter acesso fácil às informações. 

A organização diária é uma característica muito presente em profissionais de sucesso, pois ajuda a economizar tempo e energia. 

Isso não apenas aumenta a eficiência no ambiente de trabalho, mas também demonstra habilidades de liderança, responsabilidade e comprometimento. 

Fazer da organização um hábito é a melhor forma de aumentar sua produtividade. Isso porque, ao planejar e estruturar seu dia, você consegue otimizar o tempo, concentrando-se nas tarefas prioritárias e evitando a procrastinação. 

É por isso que organização e gestão de tempo andam juntas! Quando você prioriza seus compromissos e tarefas, não se perde em urgências e cria uma rotina mais eficiente com muito menos estresse. 

Bem-estar e qualidade de vida

A organização não se limita apenas às responsabilidades profissionais. Muito pelo contrário, ela se estende para a vida pessoal e influencia na saúde física e mental.

Ao organizar seu tempo e reservar momentos para atividades físicas, autocuidado e períodos de descanso, você consegue manter um equilíbrio saudável entre a vida profissional e pessoal. 

Isso aumenta a sensação de bem-estar e sua qualidade de vida.

Além disso, a organização também reduz estresse e ansiedade. Planejar antecipadamente e priorizar as tarefas ajudam a gerenciar a sobrecarga de trabalho. Isso nos dá uma sensação de maior controle sobre nossa vida.

5 dicas para cultivar levar uma vida mais organizada

Agora que você já sabe como a organização tem um papel fundamental na carreira e na saúde mental, confira algumas dicas para melhorar sua organização no dia a dia!

1. Tenha uma agenda

Anote seus compromissos com dias e horários para não esquecer de nenhum evento. Em seguida, complemente os dias com as tarefas que não têm necessariamente um prazo, mas precisam ser executadas. 

Não importa se você prefere se organizar em papel ou no meio digital. Encontre a forma que funciona melhor para você e seja fácil de manter ao longo do tempo. 

Fazer um planejamento semanal te ajudará a usar seu tempo de forma mais otimizada, distribuindo as atividades que você precisa realizar de acordo com os prazos e prioridades. 

2. Crie listas de tarefas

Listar as tarefas do dia em ordem de prioridade ajuda a focar em sua execução de forma mais eficiente. 

Crie listas para cada projeto ou atividade, de acordo com seu contexto. Assim, você evita sobrecarga mental e a sensação de que existem muitas coisas a serem feitas. 

Em seu livro “A arte de fazer acontecer”, David Allen sugere como método de organização capturar tudo que demanda sua atenção para processar adequadamente em um segundo momento. 

A ideia é registrar todas as demandas que surgirem para ter uma visão clara de tudo o que há para fazer. 

3. Estabeleça rotinas

A melhor forma de gerir seu tempo é planejando sua rotina. Criar hábitos diários estabelece uma estrutura que simplifica a organização do tempo.

Assim, você evita a fadiga de decisão e pode se concentrar na realização daquilo que é mais importante ou tem maior impacto em sua vida. 

4. Aprenda a dizer não

Aceitar todas as demandas pode parecer um sinal de produtividade e força. Mas o resultado é negligenciarmos nossos próprios limites e necessidades.

No ambiente de trabalho, temos medo de decepcionar nossa liderança ou colegas. Queremos mostrar dedicação e comprometimento, mas muitas vezes isso é feito às custas da nossa saúde mental e física. 

Por isso, recusar algumas demandas é uma forma de se organizar, priorizar seu tempo e, principalmente, seu bem-estar. 

5. Utilize ferramentas de organização

Aplicativos e softwares podem ser poderosos aliados da organização. Calendários digitais, aplicativos de notas e sistemas de lembretes são alguns recursos que podem facilitar muito o dia a dia. 

Por aqui, gosto muito de utilizar o sistema de Kanban para me organizar. Trata-se de um sistema visual que reúne todas as atividades em um quadro com colunas de separação, permitindo dividir o trabalho em segmentos ou pelo seu status

Assim, você tem uma visão geral do projeto e pode dar andamento em cada pequena tarefa que o compõe.  

E aqui vai uma dica extra! O Trello é uma ferramenta incrível que te permite organizar projetos de forma individual ou em grupo. Com um quadro no estilo Kanban, você tem total liberdade para criar colunas e cartões de acordo com suas necessidades. 

Vamos praticar? 

A organização diária vai muito além de cumprir tarefas. É um estilo de vida que gera impactos profundos ao longo do tempo. 

Ao incorporar a organização diária em sua vida, você conquista não apenas sucesso profissional, mas também mais bem-estar e uma vida equilibrada. 

Meu convite para você hoje é que reserve dez minutos em sua agenda para listar todas suas tarefas e fazer seu planejamento semanal.

Sobre a autora

Sou Camila Balluz, fundadora da Não é Drama, uma plataforma online de terapia acessível, e também sou Palestrante e Diretora Administrativa do Grupo Upaon Educacional. 

Ajudo pessoas e empresas a estabelecer uma relação positiva com a saúde mental, quebrando preconceitos e ressignificando conceitos. 

Conheça nossa plataforma: https://naoedrama.com/ 

Para levar esse e outros temas sobre saúde mental, bem-estar e autoconhecimento para sua empresa, me manda uma mensagem que eu te explico como funcionam as minhas palestras!