A natureza oferece algumas das paisagens mais lindas do mundo. Mas você sabia que estar em meio à natureza traz enormes benefícios para a nossa saúde física e mental?
Em um mundo onde vivemos com pressa, correndo de uma tarefa para outra sem prestar atenção no que estamos fazendo, essa pode ser a chave para se desligar da correria e se reconectar com você.
Nesse artigo, você vai conhecer alguns benefícios da conexão com a natureza e maneiras de fazer isso, mesmo se você mora em uma metrópole. Confira!
A importância de nos desconectarmos
Você já pensou quantas horas passa, em média, olhando para uma tela todos os dias?
Segundo uma pesquisa divulgada pelo Jornal da USP, nós passamos quase 9 horas na frente do computador ou celular. Isso é mais da metade de todo o tempo que estamos acordados!
A tecnologia é uma grande aliada na nossa vida, permitindo que a gente realize atividades de trabalho e lazer remotamente. O problema não é a tecnologia em si, mas o tempo excessivo que passamos na rede.
Dados da Organização Mundial de Saúde mostram que o uso excessivo de telas pode levar a maiores níveis de ansiedade, depressão e isolamento social em jovens e adultos.
E uma das melhores soluções para esse cenário é desacelerar e nos conectarmos com uma força positiva constante na nossa vida, a natureza.
3 benefícios de se conectar com a natureza
Segundo a American Psychological Association, várias pesquisas científicas mostram que o contato com a natureza traz inúmeros benefícios para a nossa saúde física e mental, além de fazer bem para a vida em comunidade. Confira!
1. Melhores níveis de atenção e foco
Segundo pesquisas, espaços verdes, como parques ou bosques, promovem o desenvolvimento cognitivo de crianças em escolas próximas a essas áreas.
Esse mesmo acontecimento foi constatado em prédios, onde pessoas morando próximo a áreas verdes apresentaram melhor funcionamento cognitivo e memória do que aquelas com acesso limitado a ambientes naturais.
Os dados mostram que acesso à natureza ajuda no controle da atenção e flexibilidade cognitiva, a nossa capacidade de nos adaptarmos a novas situações.
2. Mais felicidade e menos estresse
Estar em contato com a natureza está diretamente ligado a uma maior sensação de felicidade e bem-estar. Também influencia positivamente nossos relacionamentos, senso de propósito e diminui pensamentos negativos.
Biologicamente, os espaços verdes diminuem o nosso nível de cortisol, o principal hormônio ligado ao estresse.
Como resultado, as pessoas se sentem menos estressadas, cansadas e tristes, além de ajudar na regulação da raiva e comportamentos agressivos.
3. Fortalecimento do corpo contra doenças
Já percebeu como sentimos mais tensão no pescoço e ombros depois de algumas horas no trânsito? Não é só a sua impressão!
Dados mostram que o nosso corpo fica tenso quando estamos em um ambiente desagradável, como no caso de algumas cidades com excesso de poluição sonora e ambiental.
O contato com a natureza relaxa o corpo, reduz a frequência cardíaca, diminui nossa pressão sanguínea e até mesmo nos protege contra doenças cardiovasculares e doenças crônicas.
Como incorporar a natureza na sua vida
Eu tenho uma boa notícia! Você não precisa ir para o meio do mato para se desconectar, ou mesmo mudar de bairro para ter acesso a mais áreas verdes.
Segundo a psicóloga Lisa Nisbet, da Universidade de Trent, no Canadá, passeios em áreas verdes urbanas, como parques e praças, ajudam a nossa saúde física e mental.
Se você tiver alguns minutinhos durante o almoço no trabalho ou voltando para casa, visite um desses espaços para descansar o corpo e a mente.
Para estabelecer o contato com a natureza na sua rotina, você pode adotar alguns hábitos e tornar a sua vida mais verde.
1. Visite parques e praças no seu bairro
Não tem nada melhor para se conectar com a natureza do que passar tempo nela.
Opte por trajetos que te aproximem de áreas verdes no trabalho ou em casa, e dê uma passadinha sempre que puder.
2. Crie um espaço verde em casa
Outra excelente maneira de passar mais tempo na natureza é criar um espaço verde em casa.
Para começar, pesquise sobre algumas plantas da sua região e separe um lugar onde elas possam ter acesso ao sol. Além de melhorar a qualidade do ar, elas trazem uma sensação de calma ao seu lar.
3. Participe de eventos ao ar livre, como feiras e aulas de ioga
Essa é uma ótima maneira de aliar duas práticas de autocuidado!
Além do yoga, você também pode procurar outras modalidades esportivas ao ar livre, como ciclismo e corrida.
Conclusão
Passar tempo e se conectar com a natureza ajuda o corpo e a mente a descansarem de uma rotina atribulada, trazendo inúmeros benefícios para a saúde física e mental.
Com alguns hábitos simples, você pode incorporar as áreas verdes no seu dia a dia e aproveitar uma vida com mais tranquilidade, calma e saúde.
Marque aqui alguém que vai visitar um parque com você 🌳.
Sobre a autora
Sou Camila Balluz, fundadora da Não é Drama, uma plataforma online de terapia acessível, e também sou Palestrante e Diretora Administrativa do Grupo Upaon Educacional.
Ajudo pessoas e empresas a estabelecer uma relação positiva com a saúde mental, quebrando preconceitos e ressignificando conceitos.
Conheça nossa plataforma: https://naoedrama.com/
Para levar esse e outros temas sobre saúde mental, bem-estar e autoconhecimento para sua empresa, me manda uma mensagem que eu te explico como funcionam as minhas palestras!