Aliar produtividade e bem-estar no trabalho é essencial para garantir um ambiente saudável e uma rotina sustentável.
Nesse artigo, eu mostro 5 dicas simples que te ajudarão a promover mais equilíbrio entre o desempenho profissional e a qualidade de vida.
O estresse no ambiente de trabalho
Uma pesquisa realizada pela Pulses revelou que 81% da força de trabalho se sente esgotada. 60% das pessoas relatam sentir-se sem disposição para trabalhar, e 67% acreditam que precisam provar seu valor no emprego.
O estresse no ambiente de trabalho é uma realidade que traz prejuízos tanto para trabalhadores quanto para organizações.
Quando sentimos cansaço e estresse, o mal-estar impede de desempenharmos nosso melhor. Com isso, a empresa perde em produtividade, criatividade e resultados.
Alguns fatores cotidianos responsáveis por elevar a carga de estresse no trabalho são:
1. Carga de trabalho excessiva
Demanda desproporcional para a equipe e prazos apertados que não condizem com as condições para a execução das tarefas.
2. Gestão ineficiente
A liderança não fornece as informações necessárias para o trabalho ou micro gerencia as atividades, resultando em cobranças e atritos nas relações.
3. Falta de segurança psicológica
A empresa não oferece um ambiente seguro onde as pessoas possam expressar suas opiniões. Além de gerar estresse, isso faz com que a empresa perca oportunidades de inovar e evoluir.
5 dicas para aliar produtividade e bem-estar no trabalho
Sem o suporte necessário, as pessoas ficam sobrecarregadas e não conseguem executar plenamente suas tarefas. Para piorar, esse cansaço se estende para outras áreas da vida, afetando sua saúde mental e até relacionamentos.
Reuni dicas simples que podem te ajudar a repensar seus hábitos para aliar a produtividade e o bem-estar na rotina de trabalho de sua equipe.
1. Estabeleça metas realistas
Defina metas em conjunto. As metas se tornam mais realistas quando as pessoas ajudam na sua elaboração, além de aumentar o engajamento da equipe.
Experimente aplicar o conceito de metas SMART, determinando que toda meta seja específica, mensurável, atingível, relevante e temporal.
Aprender a priorizar tarefas é parte essencial de concentrar esforços e unir as pessoas em prol de um mesmo objetivo. Fazendo com que as pessoas se sintam ouvidas, acolhidas e respeitadas.
2. Incentive a comunicação
Criar um canal de comunicação aberta significa dar voz para as pessoas, permitindo que expressem suas opiniões e anseios. Isso estimula a sinalizarem quando algo não está bem e levantem a mão para pedir ajuda.
Uma comunicação transparente também é chave para minimizar os conflitos e mal entendidos que causam ruídos nas relações. Solucionar conflitos fica muito mais fácil quando as pessoas se sentem seguras para se expressarem e trocarem feedbacks.
3. Gerencie o tempo
Controlar suas atividades e compromissos é a melhor forma de gerenciar seu tempo no trabalho. Mas tão importante quanto ter momentos de foco e produtividade é saber a hora de fazer pausas e descansar.
Programe pequenas pausas entre suas tarefas. Aproveite esse intervalo para ir ao banheiro, se alongar, tomar um café ou chá.
Estabelecer limites é uma forma de promover o descanso que o cérebro precisa para poder se concentrar novamente em uma tarefa.
4. Promova um ambiente de trabalho acolhedor
A iluminação e temperatura devem ser confortáveis para a execução do trabalho, assim como a cadeira, mesa e equipamentos devem ser ergonomicamente adequados.
Além disso, manter o espaço limpo e organizado também contribui com a produtividade!
Em seu livro “A arte de fazer acontecer”, David Allen destaca a importância de organizarmos o ambiente à nossa volta para permitir que a mente se foque em uma tarefa por vez. Isso reduz o estresse e contribui com a memória e produtividade.
5. Coloque limites entre sua vida pessoal e profissional
Eu sempre digo que somos uma pessoa só, em casa e no trabalho. Não acho que precisamos vestir uma capa de super-heróis para sermos fortes no trabalho.
Porém, acredito que precisamos colocar alguns limites. Como estabelecer uma hora para encerrar o trabalho e, a partir daí, silenciar notificações e voltar ao seu e-mail apenas no dia seguinte.
Dessa forma, você pode aproveitar seu tempo para fazer atividades físicas, estar com as pessoas que ama e ter momentos de lazer e descontração.
Conclusão
Precisamos de equilíbrio se quisermos nos manter saudáveis e com a produtividade em dia.
Ao implementar essas práticas, sua empresa pode criar um ambiente de trabalho mais sustentável, onde as pessoas se sentem mais acolhidas, engajadas e capazes de executar suas tarefas.
Nas minhas palestras, ajudo pessoas e empresas a repensarem suas rotinas e incluírem momentos e ações que priorizam o bem-estar. Afinal, saúde mental #NãoéDrama!
Marca nos comentários uma pessoa que precisa encontrar esse equilíbrio e convide-a a fazer uma pausa hoje.
Sobre a autora
Sou Camila Balluz, fundadora da Não é Drama, uma plataforma online de terapia acessível, e também sou Palestrante e Diretora Administrativa do Grupo Upaon Educacional.
Ajudo pessoas e empresas a estabelecer uma relação positiva com a saúde mental, quebrando preconceitos e ressignificando conceitos.
Conheça nossa plataforma: https://naoedrama.com/
Para levar esse e outros temas sobre saúde mental, bem-estar e autoconhecimento para sua empresa, me manda uma mensagem que eu te explico como funcionam as minhas palestras!